quinta-feira, 20 de março de 2014

Filme "Narradores de Javaé" e Artigo sobre o filme.

Abaixo o filme Narradores de Javaé, filme brasileiro de 2003,drama. Ele descreve a história de nordestino-sertanejos que veem sua história se perderem com a inundação de seu povoado através da chegada de uma represa para a construção de uma usina hidrelétrica. Após o filme é interessante acessar o link como o artigo 
"Alfabetização e letramento sob a luz dos moradores do vale do javaé", que faz uma análise do filme voltada para a importância da alfabetização e do letramento e sua aplicação do cotidiano dos moradores do povoado do Javaé.

Bom filme, e boa reflexão!


Filme: NARRADORES DE JAVAÉ
2003, Drama. Dirigido por Eliane Caffé



Artigo: 
(Publicado em 2013, por alunos do mestrado em docência da educação da FACNORT)

RESUMO
O presente trabalho busca a realização de um estudo mais aprofundado sobre Alfabetização e Letramento, suas várias definições, respostas e aplicações no cotidiano do brasileiro, especialmente dos habitantes da pequena e pobre cidade de Javé, localizado no interior da Bahia descrito no filme Os Narradores de Javé – que filmes brasileiros, de cunho dramático, filmado em 2003 inside Bahia, dirigido pelo diretor de cinema Eliane Caffé e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais. A longa-metragem descreve a história da nativa do nordeste do Brasil, país que vê sua história se perder com a inundação de sua cidade, com a chegada de uma represa para a construção de uma usina hidrelétrica. Ainda assim, nossa investigação sobre o tragicômico pesquisa filmes evidenciar a uma série de causas para o desaparecimento da cidade de Javé e os seus habitantes’ partida triste sem a menor ressarcimento por parte do Governo para as terras alagadas. Chegamos à conclusão de que o mais importante das causas para tamanha ruínas de que as pessoas são os seus habitantes’ analfabetismo – um povo rico em letramento e mendigo na alfabetização. A cidade do Vale de Javé e seus habitantes, assim como muitos municípios brasileiros, não possuem qualquer tipo de registro escrito e oficial de suas terras e genealogia, tendo assim os seus habitantes’ cidadania ameaçada por não fazer parte das estatísticas. Nosso trabalho é dividido em equipes responsáveis ​​por apresentar e iluminar, a partir da película e os seus caracteres, os seguintes temas: Letramento context, O analfabetismo como fator negativo para o sentimento de cidadania, O significado da alfabetização e do letramento em Antônio Biá vida – apenas alfabetizados da cidade, A necessidade de o ler e escrever para os habitantes da vila Javé e Fronteiras que impedia Antônio Biá de fornecer perspectivas para o povo de Javé.
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento e Analfabetismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário