quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TANGRAN

O Tangram é um jogo matemático. Pode ser usado para trabalhar as formas geométricas com as crianças, e também trabalhar o raciocínio lógico. Além de ser um excelente quebra-cabeças.

Umas das histórias contadas sobre sua origem é a de que o monge Tai-Jin chamou à sua presença o discípulo Lao-tan, entregou-lhe um pedaço de porcelana, tinta e pincel, encarregando-o de uma importante missão. Lao-tan percorreria o mundo e tudo que seus olhos vissem de mais belo registraria na placa de porcelana. Tremendo de emoção pela tarefa que o mestre lhe confiara, Lao-tan deixou cair a placa que, magicamente, se quebrou em sete pedaços de formas geométricas simples. Preocupado, Lao-tan ajoelhou-se para recolher os cacos. Ao juntá-las o discípulo identificou uma forma conhecida, trocou a posição deles e percebeu outra figura. Foi formando outras a cada variação de lugar dos pedaços. Concluiu Lao-tan que sua viajem não seria mais necessária, porque os sete pedaços de placa de porcelana permitiam representar tudo o que de belo existe no mundo.

O Tangram pode ser comprado pronto em lojas de brinquedos, pode-se jogar on-line (http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/ , http://www.divertudo.com.br/semplugin/tangram/tangram2.html )
ou então pode ser produzido com as crianças através de dobraduras, como no vídeo abaixo.


Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Agora já conheceram a história desse quebra-cabeça chinês que tal jogar um pouco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário